ESC:
Os seus antigos atletas:
Adelino, de pequena estatura, mas um grande jogador do ESC.
Na sua actividade desportiva notabilizou-se ao serviço do Varzim, em Juniores, na época de 1962/63, treinando, algumas vezes com os seniores, e em 1963/64 e 1964/65 fez parte do plantel do ESC.

Trabalhou na Tipografia Cávado de Esposende com o Fernando Rosário, Manel e Fernando, seus irmãos, Chico Rosário “Purguinha”, sr Belemino que era o seu chefe e a sua dedicação e o cumprimento profissional impedia-o de treinar muitas vezes no Campo P. Sá Pereira, à tardinha já que o Dr. Z. Amândio não lhe facilitava a vida desportiva por “razões que desconheço”.

O Adelino marcou inúmeros golos de cabeça, que era a sua especialidade, e espraiou talento contra as equipas adversárias (Fafe, Limianos, Gil Vicente, Riopele…).
Este esposendense jogou com o Sotero, J. Vilarinho, Fininho, Losa, Leonel Laguna (era quase Leonel Messi…), Carvalho de Gandra, Passos Chino, A. e M. Pinto, Quim tripas, Graça/Augusto, Saganito, entre outros.

Teve como treinador o Artur Baeta, J. Meirim e foi seleccionado para a Selecção do Norte.
Era muito apreciado, pelos seus dotes futebolísticos, pelo Meirim e se não foi mais longe, foi porque a família não facilitava e o “menino”, como muitos outros bons jogadores de Esposende dificilmente poderiam deixar a terrinha do Cávado…
Do Adelino, ficam estes apontamentos, tirados numa breve e fugidia conversa ou troca de impressões de rua, no dia 27/10/2009, numa tardinha de nevoeiro.

Um abraço futebolístico
Carlos Barros

Anúncios