A Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, de Esposende, iniciou ontem um novo serviço de leitura, especialmente dirigido aos idosos, concretamente aos que frequentam as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, com valências de Lar e Centro de Dia.

Intitulado “Livros ComVidas”, este novo serviço consiste na disponibilização de obras de autores portugueses, especialmente os romances clássicos de finais do Séc. XIX, inícios do Séc. XX, como Camilo Castelo Branco, Eça de Queirós, Júlio Dinis, bem como de autores contemporâneos, para além de livros de outros temas, como jardinagem, religião, medicina, plantas medicinais, revistas e filmes.

Deste modo, a Biblioteca Móvel vai deslocar–se, regularmente, às instituições que manifestaram interesse no serviço, nomeadamente o Centro Comunitário de Vila Chã, Centro Social da Juventude de Belinho, Centro Social da Juventude Unida das Marinhas, ASCRA (Associação Social, Cultural e Recreativa de Apúlia), Santa Casa da Misericórdia de Fão e Santa Casa da Misericórdia de Esposende, sendo que para os utentes do Lar Santo António e da ACARF (Associação Cultural, Social, Artística e Recreativa de Forjães), o serviço será disponibilizado pelo Pólo de Leitura de Forjães da Biblioteca Municipal.

Este projecto tem por objectivo proporcionar a leitura lúdica, de forma autónoma ou acompanhada e, simultaneamente, reavivar outras formas de apreensão cognitiva, bem como recordar textos da oralidade e cultura portuguesa, que passaram de geração em geração, nos serões de Inverno ou nas noites quentes do Verão minhoto.

Notícia do Gabinete de Relações Públicas do Munícipio de Esposende