«Este Natal vamos ao Museu» é como se intitula o projecto concebido pelo Museu Municipal e que se integra num programa de animação mais vasto que a Câmara Municipal de Esposende irá levar a cabo durante a quadra natalícia.
A iniciativa vai decorrer de 23 de Novembro de 2009 a 30 de Janeiro de 2010 e apresenta um programa com três iniciativas distintas, destinado ao público em geral, mas também à comunidade escolar, ATL e outros grupos organizados.
Uma das iniciativas previstas é uma exposição de presépios contemporâneos provenientes de coleccionadores privados do concelho, que estará patente ao público em geral, até 30 de Janeiro, na sala anexa do 1º andar do Museu d’Arte, em Fão. Nesta mostra, intitulada “Presépios contemporâneos portugueses”, o presépio é interpretado e mostrado também na sua valência rural e citadina.
Notícia do Gabinete de Relações Públicas do Munícipio de Esposende
Outra das acções é destinada aos mais pequenos e pretende encontrar e desenvolver com eles o verdadeiro espírito natalício, promovendo oficinas onde cada criança aprende a construir o seu primeiro presépio e o seu primeiro anjo de natal, que no final leva consigo para casa, partilhando com a família o que aprendeu, registo e testemunho de um momento de magia e conhecimento. As sessões decorrerão para grupos organizados à terça, quarta e quinta–feira, no Museu de Esposende, das 10h00 às 11h30, e no Museu d’Arte, das 14h00 às 15h30h, de 24 de Novembro até 18 de Dezembro.
Este projecto integra ainda o conto encenado “O Alegre Natal do Ti Manel Marrucho”, uma apresentação dramatizada do Conto de Natal com o mesmo título do escritor esposendense Manuel de Boaventura, adaptada pelos Serviços Educativos do Museu Municipal de Esposende. Esta actividade é dirigida a todos os públicos, com sessões à sexta–feira no Museu de Esposende, das 10h00 às 11h30 e das 14h00 e 15h30, no dia 27 de Novembro e nos dias 4, 11 e 18 de Dezembro.
“Este Natal Vamos ao Museu” é uma iniciativa gratuita mas que requer marcação antecipada, através do telefone 253 960 182 ou do e–mail: museu.esposende@cm–esposende.pt.
Notícia do Gabinete de Relações Públicas do Munícipio de Esposende