Esposende prepara-se para celebrar a Semana Santa com um cartaz religioso que atrai inúme-ros visitantes ao concelho, nomeadamente espanhóis.
A Semana Santa constitui um verdadeiro cartaz turístico e promocional da cultura local, onde a programação convida a uma reflexão sobre a vida de Cristo.
A celebração arranca hoje com a representação do ‘Auto da mui dolorosa Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo’.
Para amanhã, às 16 horas, está prevista a inauguração da exposição ‘Reflexos do santíssimo sacramento na Arte – Materialização do Lausperene’ no Centro Paroquial de Esposende.
Para as 21 horas está prevista a Via-sacra de Esposende a S. Lourenço, em Vila Chã. Domingo, às 9.30 horas, há a bênção dos ramos na Igreja da Misericórdia, seguindo a Procissão para a Matriz. Às 11 horas está prevista a Procissão aos Enfermos. À noite, no centro paroquial, há a ‘Pequena Cantata da Vida de Jesus’ pelo Grupo de Jovens Cristãos de Esposende e Catequistas.
Na noite do dia 31 há procissão de velas, com o andor da Senhora da Soledade a sair da capela da Senhora da Saúde para a Matriz. Segue-se o concerto da Semana Santa pelo Grupo de Câmara Municipal de Esposende.
No dia 1 de Abril, às 17 horas, há a cerimónia do ‘Lava-Pés’ e às 21.45 horas o sermão do Pretório, na Igreja da Misericórdia, seguindo-se a Procissão dos Passos. O sermão do encontro é feito junto à Matriz.
No dia 2, pelas 15.30 horas, decorrem as cerimónias da Paixão do Senhor, no dia 3, às 22 horas, há a celebração da Vigília Pascal e, no dia 4, a Visita Pascal às instituições e às habitações da cidade, estando a recolha das cinco cruzes marcada para as 20 horas, a partir dos Bombeiros Voluntários. No dia 5 realiza-se a eucaristia solene.
Anúncios