Esposende mobilizou-se, no último fim-de-semana, em torno da UNICEF, através da iniciativa “Movimento Solidário”. Esta acção foi levada a cabo pela Autarquia e Esposende 2000 com o duplo objectivo de sensibilizar a comunidade para o tema da solidariedade e de angariar donativos para apoio ao trabalho desenvolvido pela UNICEF nos países em dificuldade.
Para além de uma Exposição Fotográfica, que esteve patente na Câmara Municipal de Esposende, Piscinas Foz do Cávado e Casa da Juventude, esta iniciativa integrou a realização de uma caminhada e de uma tertúlia.
Denominada “Um olhar sobre a UNICEF””, a tertúlia decorreu, no dia 30 de Abril, na Casa da Juventude, e juntou à mesma mesa Madalena Marçal Grilo, Directora Executiva do Comité Português para a UNICEF, e a Vereadora da Acção Social da Câmara Municipal de Esposende, Raquel Vale, tendo sido moderadora a jornalista Susana Alves.
A tertúlia constituiu uma oportunidade para ficar a conhecer melhor o trabalho desenvolvido pela UNICEF. Após a exibição de um pequeno filme sobre esta temática, Madalena Marçal Grilo partilhou com os presentes diversas histórias daquilo que é a acção da UNICEF nos diferentes países, referindo-se também às dificuldades que a instituição enfrenta no terreno. A Directora Executiva do Comité Português para a UNICEF frisou a necessidade de sensibilizar continuamente as comunidades para serem solidária e contribuírem, ajudando assim a que este organismo possa dar resposta às necessidades.
Sendo a solidariedade uma temática também associada ao voluntariado, aquela responsável deixou claro que todos podem ajudar, vincando que em matéria de donativos, uma pequena soma pode, por vezes, fazer uma grande diferença.
Em representação da Câmara Municipal, a Vereadora da Acção Social avançou a possibilidade do Município concretizar, ainda no decurso deste ano, a adesão à Rede das Cidades Amigas das Crianças.
O “Movimento Solidário” incluiu ainda a realização da caminhada “Movimento Solidário de Esposende para o Mundo”, no dia 1 de Maio, sendo que cada participante contribuiu com um donativo para a UNICEF. Manuela Machado, um dos maiores nomes do desporto português, participou nesta actividade, associando-se, deste modo, à causa da UNICEF.
Gabinete de Relações Públicas da CME
Anúncios