Saldou-se num êxito, a todos os níveis, a primeira edição da EspoEquestre, que a Câmara Municipal de Esposende, a Esposende 2000 e Junta de Freguesia de Marinhas, em colaboração com o Departamento de Equitação da Associação Desportiva de Esposende, Centro Equestre do Sol, Equivau e Clube Hípico do Norte, levaram a efeito, entre os dias 10 e 13 de Junho.
O evento decorreu no Campo de S. Miguel, na freguesia de Marinhas, com um programa que incluiu a realização de uma prova de Derby de Atrelagem, a contar para o Campeonato Regional do Norte, que registou a participação de 26 conjuntos.

Mais de meio milhares de crianças dos Jardins-de-infância e escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho tiveram oportunidade de realizar o baptismo a cavalo na EspoEquestre, que integrou também um passeio equestre e festivais hípicos, bem como a demonstração do Projecto de Equitação Terapêutica desenvolvido pela Autarquia de Esposende para as crianças e jovens portadores de deficiência.

Paralelamente a estas actividades, teve lugar a realização de uma tertúlia e de uma exposição de fotografia e pintura sobre a temática equestre, na Casa da Juventude, assim como funcionou, no recinto da EspoEquestre, um espaço de promoção das entidades envolvidas, “tendinhas” gastronómicas das associações da freguesia de Marinhas e um conjunto de iniciativas de animação.

Na hora de fazer o balanço, o Vereador do Desporto e Turismo da Câmara Municipal manifestou satisfação pela forma como decorreu esta primeira edição, apontado que o objectivo é dar continuidade ao evento. “Esta primeira experiência correu muito bem, pelo que a intenção do Município é dar continuidade a esta actividade, na medida em que é encarada como uma mais valia não só turística, como de animação”, afirmou Rui Pereira.
Gabinete de Relações Públicas da CME