“Obrigações legais no sector automóvel” foi o tema do workshop que a Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN), em parceria com a Câmara Municipal de Esposende, a empresa municipal Esposende Ambiente e a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE) promoveu, no passado dia 20 Janeiro, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende.

Esta acção destinou-se aos empresários do sector económico do ramo automóvel do concelho e compreendeu uma abordagem e esclarecimento de conteúdos relacionados com o Licenciamento Oficinal, a elaboração do Relatório Único que integra o Relatório Anual de Actividades de Higiene e Segurança, a Formação Profissional e o Quadro de Pessoal, bem como questões ligadas à gestão de resíduos oficinais, ao SIRAPA, às emissões gasosas e aos efluentes líquidos.

A Vereadora das Actividades Económicas da Câmara Municipal assinalou a importância da iniciativa, enquanto contributo para ajudar os empresários do ramo automóvel a um melhor desempenho e cumprimento da legislação. Raquel Vale referiu o empenho do Município no apoio e esclarecimento aos diversos agentes económicos do concelho e apontou, a título de exemplo, a recente sessão de divulgação do Grupo de Acção Costeira (GAC) do Litoral Norte, destinada à classe piscatória.

Em matéria de esclarecimento das questões técnicas, da parte da ARAN interveio Ricardo Ferraz, em representação da Esposende Ambiente Pedro Capitão e Zélia Fernandes e, do lado da ACICE, participou Fernando Moreira.

Esta sessão revelou-se bastante útil e esclarecedora para os participantes que, desde modo, puderam inteirar-se da legislação em vigor no sector automóvel.