Entre as próximas quarta e sexta-feira decorrerão as degustações do Concurso Gastronómico da 12.ª edição da iniciativa “Março com Sabores do Mar”, que a Câmara Municipal de Esposende promove ao longo de todo este mês, em diversas unidades de restauração do concelho.

O Concurso, que já vai na nona edição, foi lançado com o intuito de incrementar alguma inovação nas ementas dos restaurantes, sendo que, este ano, concorrem 16 dos 26 restaurantes aderentes ao “Março com Sabores do Mar”.
As especialidades gastronómicas serão apreciadas e sujeitas à avaliação de uma “Comissão Gourmet”, constituída pelo conceituado Chefe Silva e Anibal Soares, da Chaine dês Rotisseures, Penteado Neiva e João Leite Gomes, da Confraria dos Gastrónomos do Minho, e Rita Cupido, da revista Inter Magazine.
As especialidades gastronómicas a concurso são “Corvina escalada na brasa”, “Robalo escalfado com batata gratinada”, “Gambas ao Caril”, “Polvo da nossa costa em filetes panados, com arroz em calda de amêijoas e pimentos da masseira”, “Salmão à Zende”, “Bordaleza de salmonentes com cama de grelos”, “Truta Salmonada à Rita”, “Bacalhau sem sentido”, “Espetada de polvo com vieiras e buzios”, “Arroz de Polvo com filetes”, “Rolinhos de linguado com galantine de verduras e arroz negro de choco “,“Medalhões de pescada em cama de legumes gratinados”, “Sargo ao vapor em cama de batata roti”; “Filete de robalo aromatizado com citromel”, “Arroz de tamboril com gambas” e “Robalo Escalfado com algas e gengibre”.
A avaliação dos pratos a concurso será feita com base na qualidade gastronómica: produtos (matéria prima, qualidade dos géneros), apresentação e sabor (palato), sendo distinguidos os três primeiros classificados.
Para além destas distinções, serão atribuídas menções honrosas aos estabelecimentos que obtiverem a melhor classificação no que toca acompanhamento do prato (guarnição apresentada e vinho referenciado), e qualidade do serviço, nomeadamente tudo o que não tem a ver com a cozinha, relacionado com a prestação do serviço à mesa.
Serão atribuídas também menções honrosas às unidades de restauração que obtiverem a melhor classificação no que respeita ao ambiente (arrumação do espaço de refeições, iluminação e decoração), assim como à higiene das instalações (sala de refeições e wc) e à promoção (incentivo aos restaurantes para criarem modelos de promoção próprios do evento).
O Júri atribuirá ainda menções honrosas à Inovação (prato mais inovador – modernizar – e original – criação) e à Relação Preço/Qualidade, sendo ainda atribuídos diplomas de participação e lembranças a todos os concorrentes.