A Câmara Municipal de Esposende vai estabelecer protocolos de cooperação com os Agrupamentos de Escolas do concelho, com vista à prestação de apoio psicológico e educativo aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
A medida, aprovada em reunião do executivo, visa a promoção do sucesso escolar e educativo e de estilos de vida saudável. De acordo com os protocolos a estabelecer, a Autarquia assegura a deslocação semanal de um psicólogo a cada um dos Agrupamentos de Escolas — Terras do Baixo Neiva, Marinhas, Apúlia e António Correia de Oliveira —, técnico que irá analisar, estudar e participar na socialização e desenvolvimento humano das crianças e jovens mais vulneráveis, em risco ou com necessidades especiais.

Deste modo, a Autarquia assegura o acompanhamento psicológico individual, a avaliação cognitiva de alunos e a consultadoria aos professores. Serão realizadas acções de diagnóstico, intervenção e acompanhamento aos alunos com dificuldades de aprendizagem, designadamente com défices de atenção, dislexia e hiperactividade, de modo a promover a integração e sucesso educativo. Será facultado ainda apoio psicológico e psico–pedagógico individualizado, de modo a facilitar o desenvolvimento da identidade pessoal do aluno e a construção do seu projecto de vida.
Refira–se que a Câmara Municipal de Esposende dispõe de um Gabinete de Psicologia e Orientação Vocacional a funcionar na Casa da Juventude, que, de forma gratuita, tem vindo a dar resposta às diversas solicitações dos jovens, pais e encarregados de educação, professores, entre outros.

Anúncios