O restaurante “Castelinho D’Apúlia” foi o vencedor do 9.º Concurso Gastronómico “Sabores do Mar”, com o prato “Filete de robalo aromatizado com citronel”, que conquistou o júri, presidido pelo conceituado Chefe Silva, que atribuiu também a esta unidade de restauração a Menção Honrosa “Qualidade do Serviço”, “Higiene”, “Inovação” e “Promoção”.

A cerimónia de entrega de diplomas de participação, lembranças e prémios da décima segunda edição da iniciativa “Março com Sabores do Mar”, organizada pela Câmara Municipal de Esposende, decorreu, ontem, dia 31 de Março, no Auditório Municipal de Esposende, encerrando o evento que decorreu ao longo de todo o mês em 26 unidades de restauração do concelho, 16 das quais concorreram ao Concurso Gastronómico.
O restaurante “O Buraco” arrecadou o 2.º lugar, com o prato “Espetada de polvo com vieiras e búzios”, posição partilhada com o restaurante “Água Pé”, que apresentou a concurso “Bordaleza de salmonetes com cama de grelos” e que conseguiu também a Menção Honrosa “Acompanhamento – vinhos”.

Em terceiro lugar, e com a Menção Honrosa “Preço/Qualidade”, ficou o restaurante “X Clube House”, pelo prato “Medalhões de pescada em cama de legumes gratinados”.

O júri distinguiu também com a Menção Honrosa “Ambiente” o restaurante “Varandas do Cávado” e com a Menção Honrosa “Acompanhamento guarnição” o restaurante “Alma Gémea”, que apresentou a concurso o prato “Polvo da nossa costa em filetes panados, com arroz em calda de amêijoas e pimentos da masseira”. Do mesmo restaurante foi distinguido, com o Prémio especial “Carreira”, o Chefe Carlos Costa Campos, pela longevidade (40 anos) da sua actividade ao serviço da restauração.

Além do Chefe Silva, o júri do Concurso Gastronómico era constituído por Albino Penteado Neiva e João Leite Gomes, da Confraria dos Gastrónomos do Minho, Aníbal Soares, Presidente da Chaine des Rotisseures, e Rita Cupido, das Edições do Gosto. Na cerimónia de encerramento da 12.ª edição do “Março com Sabores do Mar”, o júri deixou a recomendação ao Município para que, oportunamente, distinga “o mérito gastronómico do Mestre Chocolateiro Rui Costa pela projecção nacional e internacional que tem dado a Esposende e brilhante carreira que está a fazer no domínio da inovação e qualidade”.

No que se refere ao Concurso “Jovem Cozinheiro Sabores do Mar”, organizado pelo segundo ano consecutivo e a que concorreram seis alunos finalistas do Curso Profissional de Cozinha da Escola Profissional de Esposende, o 1.º classificado foi José Torres, o 2.º Marco Coutada e o 3.º Rui Reis, ficando os restantes concorrentes – Abílio Faria, Ricardo Silva e Ricardo Santos – classificados em 4.º lugar ex-aqueo.

A presidir ao júri esteve Aníbal Soares, Presidente da Chaine des Rotisseures, o Chefe José Alexandre, Francisco Gomes, Chefe pasteleiro e Formador na Escola Profissional de Esposende, e a Chefe Amaya Pereira.

Na cerimónia, que incluiu um desfile de fardamentos, pela empresa HIG, foram entregues lembranças aos parceiros da iniciativa, aos elementos do júri dos concursos e aos 26 restaurantes aderentes, tendo sido entregue um cabaz com produtos locais ao sorteado no âmbito do preenchimento dos inquéritos do “Março com Sabores do Mar”.

No período das intervenções, o Vereador do Turismo, em representação da Câmara Municipal, agradeceu a colaboração prestada aos diversos parceiros da iniciativa, que pretendeu, uma vez mais, valorizar e promover as unidades de restauração do concelho e os produtos locais, dinamizando Esposende em termos turísticos na denominada época baixa.

Rui Pereira salientou que o “Março com Sabores do Mar é uma iniciativa marcante a nível gastronómico no Norte do país”, que a Autarquia pretende “valorizar ainda mais”, pelo que apelou ao apoio e envolvimento das unidades de restauração, considerando que “esta é uma boa oportunidade de negócio”.

O Vereador manifestou a sua satisfação pelo facto de alguns pratos que, em edições anteriores se submeteram a concurso, integrarem hoje as ementas dos restaurantes, e rejeitou a ideia de que o certame seja visto como uma disputa entre unidades de restauração, destacando que o objectivo é premiar a inovação gastronómica. Aproveitou o ensejo para convidar o Chefe Silva para presidir ao júri do concurso na próxima edição do evento.

Rui Pereira aproveitou ainda a oportunidade para apelar aos empresários da restauração para que apostem na promoção dos produtos locais e para que contribuam para a divulgação do renovado portal do Turismo do Município (www.visitesposende.com), garantindo o empenho da Câmara Municipal na realização de eventos que atraiam turistas e visitantes ao concelho.

Na qualidade de Presidente do júri do Concurso Gastronómico “Sabores do Mar”, o Chefe Silva felicitou os restaurantes concorrentes por terem acedido ao desafio, manifestando “interesse de evoluir” e referiu que os jovens que estão a adquirir formação na Escola Profissional de Esposende “serão a semente e o fruto da nossa gastronomia que levarão longe o nome de Esposende”. Deixou ainda uma palavra de incentivo e de felicitação a todos quantos que se associaram à iniciativa “Março com Sabores do Mar”, agradecendo ainda o carinho com que foi recebido.

Em representação da Confraria dos Gastrónomos do Minho, Francisco Sampaio felicitou a Câmara Municipal pela iniciativa e destacou o seu “esforço em fazer de Esposende cada vez mais um destino turístico”. Felicitou os restaurantes aderentes, particularmente os que aceitaram o desafio do Concurso Gastronómico, e deixou uma palavra de elogio à Escola Profissional de Esposende pelo trabalho que tem vindo a desenvolver no campo da formação gastronómica.