No âmbito do Programa “Conviver para Viver” e integrado na iniciativa “Conversas com…”, a Câmara Municipal de Esposende, em colaboração com o Governo Civil de Braga, promoveu, nos dias 29 de Março e 7 de Abril, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, sessões de sensibilização sobre segurança rodoviária para os idosos do concelho.
As acções tiveram como propósito alertar os mais velhos para as questões da sinistralidade e evitar alguns comportamentos de risco, tendo contado com a participação de cerca de centena e meia de idosos, alguns dos quais utentes de instituições concelhias, mas com perfeita autonomia.
Sensível à vulnerabilidade desta faixa etária da população, a Autarquia pretendeu contribuir para o seu esclarecimento/reflexão, dado tratar-se de um público que corre maior risco de atropelamento, quer pelas suas características físicas mais debilitadas, quer pela sua constante preocupação em exercitar-se fisicamente como forma de contribuir para o seu bem-estar. Com efeito, são cada vez mais os idosos a efectuar caminhadas regulares, nem sempre acautelando as devidas regras de segurança.
Nestas sessões, orientadas pelo Chefe de Gabinete do Governador Civil, José Ferreira Lopes, os idosos foram alertados para os cuidados a ter quando andam na estrada. Foi oferecida a cada um dos presentes um desdobrável sobre a temática dos atropelamentos e uma braçadeira reflectora para usarem nas suas caminhadas, à noite na via pública. Refira-se que, em 2010, o Distrito de Braga registou 16 atropelamentos mortais, a que se somam mais oito pessoas que vieram a falecer posteriormente no hospital vítimas também de atropelamentos.
Atendendo ao envelhecimento da população e às suas implicações nas dinâmicas da comunidade, é preocupação da Autarquia promover o envelhecimento activo, quer através da dinamização de actividades de tempo livre e de lazer, quer através da realização de acções de sensibilização e esclarecimento de temáticas subjacentes ao conceito bio-psico-social, contribuindo, desta forma, para um envelhecimento bem-sucedido.
Anúncios