20 Abril, 14h30 – Casa da Juventude

“Voluntariado & Comunidade” é o tema do workshop que a Câmara Municipal de Esposende vai promover, no próximo dia 20 de Abril, pelas 14h30, na Casa da Juventude.

Esta acção visa proporcionar à comunidade um momento de reflexão e discussão de conceitos teóricos em torno de temáticas relacionadas com o voluntariado de proximidade, e também, a partilha de experiências enriquecedoras relativamente a programas de voluntariado desenvolvidos noutros concelhos.

Com esta iniciativa pretende-se assinalar, também, o Ano Europeu do Voluntariado, que tem como intuito promover e dinamizar iniciativas que, simultaneamente, valorizem e dêem visibilidade ao voluntariado.

A vivência do voluntariado em cada comunidade é o resultado do envolvimento de todos os voluntários e organizações. A todos cabe a responsabilidade de tornar 2011 num Ano de efectiva comemoração.

Refira-se que o Município de Esposende conta, desde Março de 2009, com o Banco Local de Voluntariado (BLV), que pretende ser um agente dinamizador do voluntariado no concelho, realizando a mediação entre as instituições e as pessoas que pretendam desenvolver programas de voluntariado, de forma a promover uma cidadania mais activa e solidária, em prol da comunidade e do desenvolvimento sustentável.

O BLV surge como uma das respostas preconizadas no Projecto Concelhio de Luta Contra a Pobreza e a Exclusão Social, assumindo um papel decisivo no reforço da coesão social, aproximando as pessoas em torno de causas comuns, solidárias e integradoras na comunidade.

Os interessados em participar no workshop “Voluntariado & Comunidade” poderão fazer a inscrição ainda durante o dia de hoje, através do e-mail paula.mouta@cm-esposende.pt.