Com o intuito de assinalar o Ano Europeu do Voluntariado e sensibilizar a comunidade para as questões do voluntariado, a Câmara Municipal de Esposende promoveu, na Casa da Juventude, um workshop subordinado à temática “Voluntariado & Comunidade”.
Este workshop pretendeu proporcionar à comunidade um momento de reflexão e discussão de conceitos teóricos em torno de temáticas relacionadas com o voluntariado de proximidade, bem como a partilha de experiências enriquecedoras relativamente a programas de voluntariado desenvolvidos noutros concelhos.
Em representação do Município, a Vereadora da Acção Social, Raquel Vale, centrou a sua intervenção sobre a (re)construção da cultura de voluntariado no concelho de Esposende, concretamente sobre o trabalho desenvolvido no âmbito do Banco Local de Voluntariado, que se encontra em actividade desde Março de 2009.
“O papel do voluntariado no envelhecimento da população” foi o tema abordado por Diogo Lamela, Professor na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, que falou dos benefícios das práticas de voluntariado, realçando que na terceira idade o voluntariado pode assumir-se como um veículo de integração social.
Marta Pereira, técnica do Projecto VEM do concelho de Matosinhos, falou sobre “Voluntariado de Proximidade”, como forma de combater o isolamento social dos idosos e/ou dependentes, abordando também as potencialidades e as fragilidades da implementação deste projecto na comunidade. Maria João Matos deu o seu testemunho sobre o que é ser voluntário de proximidade e Sofia Pinto, gestora do CATI (Centro de Apoio à Terceira Idade) testemunhou sobre a experiência de acolher voluntários e o valor acrescido que o desempenho destes representa para a instituição.
Refira-se que a Comissão Europeia instituiu 2011 como o Ano Europeu do Voluntariado, com o intuito de sensibilizar as pessoas para a pertinência e o valor do voluntariado no desenvolvimento das comunidades, reforçando os valores da solidariedade e da partilha.
Anúncios