CIDADANIA E ASSOCIATIVISMO EM ESPOSENDE
Na agenda do candidato do PSD Penteado Neiva marcava este dia dedicado essencialmente ao Associativismo. O Candidato procurou conhecer melhor o concelho nesta área e, como o próprio afirmava, ser porta-voz não só do exemplo que o concelho de Esposende é neste domínio do Associativismo mas também de algumas das preocupações que actualmente enfrentam.
Como tem acontecido, estas visitas são acompanhadas por militantes, Comissão Política e elementos da estrutura local de campanha.
O Concelho de Esposende está dotado de uma invejável rede de Associações, muitas delas com o estatuto de IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social). Poder-se-à mesmo dizer que a sua actividade tem permitido dar uma resposta atempada e eficaz às diversas solicitações do concelho seja a nível social como sendo a Infância, a Terceira Idade, seja na área da cultura e do desporto. Em praticamente todas as Associações foi referido o importante apoio da Câmara Municipal em todos estes projectos o que é de registar já que por parte do poder central esses mesmos têm falhado ou são (…)

O dia terminou com a visita e reunião com a Direcção do Centro Social de Mar – uma das mais antigas instituições de Solidariedade Social do concelho. Esta Associação é exemplar na forma como encara as questões sociais servindo não só a freguesia mas também o concelho de Esposende e vizinhos de Viana do Castelo e Barcelos. O seu Presidente pôs a comitiva ao corrente das necessidades da instituição.

Por seu lado o Candidato Penteado Neiva referiu que um dos pilares que sustentam as políticas propostas pelo PSD é precisamente o que se refere ao Desenvolvimento Humano e a definição de um Modelo Social. O PSD, contrariamente ao que defende o Eng. José Sócrates – que é nada de novo e mais da mesma miséria – pretende lançar com força um programa de Emergência Social – com públicos e com privados – que consiga fazer face ao desespero das famílias portuguesas. Para isso acontecer é necessário que se ponha em funcionamento uma verdadeira rede de equipamentos sociais que articulem e criem complementaridades sejam elas na área da infância, dos idosos, dos desempregados, e no apoio aos imigrantes. O PSD tudo fará para que seja implementada uma Verdadeira Economia Solidária.
Anúncios