Cerca de meio milhar de alunos, dos 10 aos 17 anos, que frequentam as escolas do concelho de Esposende disputaram, entre os dias 16 e 20 de Maio, a segunda edição dos Jogos Desportivos Escolares, nas modalidades de Futsal, Andebol, Basquetebol, Voleibol e Atletismo.

Organizado conjuntamente pela Câmara Municipal de Esposende e empresa municipal Esposende 2000, este evento integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo e visa promover um sistema de competição complementar ao desporto escolar.

A competição de Futsal decorreu, no dia 16, na Escola Básica Integrada (EBI) de Apúlia, tendo-se sagrado vencedores, em femininos, a EBI de Forjães e, em masculinos, a EB 2,3 António Correia de Oliveira, de Esposende.

No dia 17, foi a vez do Andebol, na Escola EB 2,3 António Correia de Oliveira, com o 1.º lugar, feminino e masculino, a ser alcançado pela EB 2,3 de Marinhas, estabelecimento de ensino onde decorreu a modalidade de Basquetebol, no dia 18, sagrando-se vencedoras, tanto feminino como masculino, as equipas da EB 2,3 de António Correia de Oliveira.

A Escola Secundária Henrique Medina, de Esposende, arrecadou o 1.º prémio, feminino e masculino, de Voleibol, tendo as provas decorrido naquele estabelecimento de ensino, no dia 19.

A encerrar a segunda edição dos Jogos Desportivos realizaram-se, na EBI de Forjães, as provas de Atletismo – salto em comprimento, salto em altura, lançamento de peso, prova de velocidade e estafetas. Os vencedores foram: Femininos – Infantis A – Joana Torre (EB 2,3 António Correia de Oliveira); Infantis B – Sara Martins (EB 2,3 Marinhas); Iniciados – Sara Torres (EBI Forjães), Juvenis – Inês Bernardino (Escola Secundária Henrique Medina); Masculinos – Infantis A – Tiago Costa (EBI Forjães); Infantis B – Filipe Caramalho (EBI Apúlia); Iniciados – Jonatan Monte (EBI Apúlia) e Juvenis – Leandro Abreu (EBI Apúlia).

Este ano e pela primeira vez, realizou-se um sarau gímnico, que decorreu na Escola EB 2,3 António Correia de Oliveira e que contou com a participação de dez turmas daquele estabelecimento de ensino e a actuação da Academia Praxistudio (Escola de Danças Urbanas).