De 1 de Julho até 31 de Agosto
 

À semelhança de anos anteriores, durante os meses de Julho e Agosto, as florestas do concelho serão vigiadas por jovens voluntários, no sentido de aumentar a detecção e o alerta precoce de incêndios florestais, possibilitando igualmente uma intervenção mais rápida nos incêndios nascentes.
Os 36 voluntários efectuam também algumas limpezas pontuais na floresta e colaboram na sensibilização da população para a problemática dos incêndios florestais e utilização do fogo durante o período crítico.
Esta acção integra o Programa de Voluntariado Jovem para a Floresta, do Instituto Português da Juventude, e insere-se no cumprimento de uma das acções previstas no Plano Operacional Municipal 2011 para Esposende, sendo implementado em estreita articulação com a GNR, entidade responsável pela coordenação das acções de vigilância.
Este programa permite ainda integrar os jovens no seu período de férias, assim como criar uma maior aproximação destes com a floresta e auxiliar na sua formação cívica, na sua educação para a cidadania.