A Câmara Municipal de Esposende colocou em marcha o Programa de Acção URBI Esposende, ao lançar os concursos públicos para a requalificação urbana da Zona Central de Esposende e dos Bairros da Sozende, Visconda e Mangalaça, em Marinhas.

Cada uma das empreitadas tem um custo na ordem do milhão de euros e um prazo de execução de um ano e ambas se enquadram na estratégia de desenvolvimento da zona urbana de Esposende, sendo financiadas a 80% pelo Programa Operacional Regional do Norte, através do Eixo Prioritário IV – Qualificação do Sistema Urbano.

A empreitada da Requalificação Urbana da Zona Central da Esposende vai incidir nas ruas Dr. Alexandre Torres, António Cruz, Dr. Joel Magalhães, Malaposta, da Ribeira, Conde de Agrolongo, António Pascoal e Monsenhor Adelino Pedrosa e nas avenidas Eng.º Losa Faria, Dr. Henrique Barros Lima e Rocha Gonçalves. Pretende-se qualificar o espaço urbano de forma a atrair e satisfazer os seus utilizadores, residentes e visitantes, consolidando e reforçando toda a cidade. Assim, vai ser dada continuidade à pedonalização do núcleo histórico, serão melhoradas as condições de acessibilidade, de circulação e de estacionamento e arborizada a zona urbana.

A Requalificação Urbana dos Bairros da Sozende, Visconda e Mangalaça vai traduzir-se sobretudo ao nível da melhoria das acessibilidades, do estacionamento, dos espaços pedonais e da remodelação das redes de infra-estruturas de abastecimento de água, drenagem de águas pluviais, saneamento, iluminação pública e telecomunicações, apostando-se ainda na arborização dos espaços.

Refira-se que o URBI Esposende contém cinco eixos prioritários de intervenção, designadamente a qualificação espaço público e valorização ambiental, reordenamento do espaço urbano, intervenção social, intervenção cultural e dinamização da parceria local, sendo que a área de intervenção se centra na cidade de Esposende, designadamente nas freguesias de Marinhas e Esposende.

Além da Autarquia, integram este programa o Centro Social da Juventude Unida de Marinhas (requalificação do Centro Social), a Santa Casa da Misericórdia de Esposende (requalificação da Igreja da Misericórdia), a Associação Desportiva de Esposende (projecto Espaço Jovem Sul), o Forum Esposendense (instalação do Museu Marítimo de Esposende) e o Futebol Clube de Marinhas (projecto Espaço Jovem Norte).