D. Jorge Ortiga – Foto: Correio do Minho
CORREIO DO MINHO
O arcebispo primaz de Braga, anuncia hoje o Movimento Eclesiástico. D. Jorge Ortiga, em comunicado enviado à comunicação social, dá conta que esta ‘reorganização territorial da arquidiocese tem concentrado muitas energias’. Segundo o prelado, ‘não é fácil harmonizar os reais interesses das paróquias e dos sacerdotes com as possibilidades de que dispomos’. ‘Diante de nós temos um desafio que deve comprometer sacerdotes e leigos: tomar consciência de um novo modo de ser Igreja para crescermos na comunhão corresponsável. (…)
Neste sentido e perante as necessidades das comunidades, o arcebispo primaz de Braga faz as seguintes nomeações:

– P.e Manuel José Ribeiro Pinheiro, dispensado da paroquialidade de S. Martinho de Vila Frescainha e S. Pedro de Vila Frescainha, arciprestado de Barcelos, e nomeado pároco de Sta. Maria de Prado – Vila Verde.

– P.e Manuel da Rocha, dispensado de S. Paulo de Fão e do Divino Salvador de Fonte Boa, Esposende, e nomeado pároco de S. Martinho de Vila Frescainha, S. Pedro de Vila Frescainha e S. João Baptista de Barqueiros, Barcelos.

P.e José António Arantes de Andrade, dispensado de S. Paio de Vila Verde, Sta. Eulália de Loureira, S. Martinho de Travassós, arciprestado de V. Verde, assim como da capelania da Misericórdia, e nomeado pároco de S. Paulo de Fão e do Divino Salvador de Fonte Boa, arciprestado de Esposende, continuando a colaboração nos Cursos de Cristandade. (…)