No Dia da Cidade e do Município, que se comemora no próximo dia 19 de Agosto, a Câmara Municipal de Esposende vai distinguir sete cidadãos, três colectividades desportivas e uma empresa do concelho. As condecorações serão entregues na habitual sessão solene, que decorrerá, a partir das 11h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Assim, com a Medalha de Mérito Cultural será distinguido Franquelim Neiva Soares e com a Medalha de Mérito Municipal serão condecorados António Rui Lima Veloso Costa, Vitor Manuel Gonçalves Esteves, Manuel Arlindo Nunes da Silva Pinto e Abílio Cepa Cerqueira e ainda os Lacticínios das Marinhas. A Medalha de Mérito Desportivo do Município será entregue a João Luís Peixoto Ribeiro, José Manuel Sousa Martins Faria, bem como ao Gandra Futebol Clube, Associação Desportiva e Cultural de Fonte Boa e União Desportiva de Vila Chã.
Natural da freguesia de Mar, onde nasceu em 1937, Franquelim Neiva Soares, foi ordenado sacerdote em 15 de Agosto de 1961. Licenciou-se em História, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e doutorou-se, na Universidade do Minho, na área de História Moderna e Contemporânea. Dedicou grande parte da sua vida ao estudo, ao ensino e à investigação, tendo produzido inúmeros os trabalhos, contribuindo grandemente para o conhecimento da História de Esposende, da região e do país, razão pela qual vai ser homenageado com a Medalha de Mérito Cultural.

António Rui Lima Veloso Costa, de 36 anos, natural de Fão, é um dos mais conceituados mestres chocolateiros da actualidade e uma referência no circuito nacional do ramo, granjeando uma brilhante carreira no domínio da inovação e qualidade. Do seu curto currículo, constam diversos prémios, que têm contribuído para projectar nacional e internacionalmente o nome de Esposende.

Outro dos homenageados com a Medalha de Mérito Municipal será Vitor Manuel Gonçalves Esteves, comandante do Posto da GNR de Esposende. O excelente trabalho realizado e a sua exemplar postura ao serviço da Guarda Nacional Republicana granjearam-lhe, ao longo da sua carreira, seis louvores e quatro medalhas, sendo que a sua determinação, o seu espírito de ajuda, de firmeza de carácter e de coerência de atitudes, lhe valeram a estima e consideração da comunidade esposendense.

Com o mesmo galardão, será distinguido Manuel Arlindo Nunes da Silva Pinto, que exerceu, desde 2001 até este ano, o cargo de 2.º comandante dos Bombeiros Voluntários de Esposende. A excelência do serviço prestado levou a que fosse louvado por diversas entidades, sendo detentor de várias condecorações atribuídas pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esposende, pelo Instituto de Socorros a Náufragos e pela Liga dos Bombeiros Portugueses. Enquanto 2.º Comandante, foi um exemplo para todos os Bombeiros quer pela sua prontidão, quer pelo entusiasmo como encarou qualquer serviço.
No Dia do Município, será também homenageado Abílio Cepa Cerqueira, que, ao longo de 22 anos consecutivos, exerceu as funções de Presidente de Junta de Freguesia de Mar, contribuindo de forma inequívoca para o desenvolvimento da freguesia de Mar e do concelho. Cidadão reconhecido pela disponibilidade e colaboração, exemplares e ilimitadas, com as entidades da sua comunidade, Abílio Cerqueira foi sócio fundador do Centro Social da Juventude de Mar e seu destacado dirigente, tendo colaborado com todas as instituições religiosas, sociais, desportivas e recreativas de S. Bartolomeu do Mar. Além do gosto, fomento e prática de atletismo, é admirado pela ímpar dedicação à causa pública e à sua terra, constituindo, uma enorme referência da entrega, dedicação e vivência do poder local.

Com a Medalha de Mérito Municipal será também distinguida a empresa Lacticínios das Marinhas. Fundada há 57 anos, afirma-se como uma das melhores indústrias do concelho, ocupando, a nível regional e nacional, uma posição de destaque no sector dos lacticínios. Os seus produtos de qualidade são reconhecidos no circuito comercial, estando mesmo a sua manteiga classificada no topo das melhores, a nível mundial.

Este ano, a Medalha de Mérito Desportivo será entregue ao jovem canonista João Luís Peixoto Ribeiro que, como atleta do Grupo Cultural, Desportivo e Recreativo de Gemeses, foi e é exemplo para os jovens do concelho. Com mais de três dezenas de medalhas ganhas nas competições em que entrou, com as participações em provas nacionais e no estrangeiro, João Ribeiro tem sido um verdadeiro e digno representante do concelho que o viu nascer. Este jovem atleta apresenta um curriculum invejável, contando já com 16 títulos de Campeão Nacional e 20 representações internacionais – Selecção Nacional, constituindo uma referência na canoagem nacional e internacional.

Com o mesmo galardão, será também distinguido José Manuel Sousa Martins Faria, que, como treinador, na modalidade de canoagem, ao longo de muitos anos foi e é exemplo para inúmeros jovens do Município, que abraçaram o desporto como uma actividade salutar e dignificante. Ao serviço do Grupo Cultural Desportivo Recreativo de Gemeses tem feito um trabalho notável, colocando esta associação e o nome de Esposende no topo da canoagem nacional e internacional. O seu trabalho já lhe granjeou uma infinidade de títulos colectivos e individuais, nas mais diversas categorias, em Portugal e no estrangeiro.

O Gandra Futebol Clube, associação fundada a 18 de Fevereiro de 1982, é responsável pelo fomento e desenvolvimento de centenas de jovens na modalidade de futebol. Ao longo de quase três décadas de existência, o grande resultado desportivo desta associação tem sido a grande mobilidade de atletas que tem sabido manter e formar, cerca de 100 jovens por época. Como reconhecimento deste trabalho e pela sua dedicação e empenho, o Município vai homenagear o clube com a Medalha de Mérito Desportivo.

Do mesmo modo, será distinguida a Associação Desportiva, Recreativa e Cultural de Fonte Boa, que, este ano comemora o seu 30.º aniversário. Esta colectividade é responsável pelo fomento e desenvolvimento de centenas de jovens em várias modalidades desportivas, com especial destaque para o futebol, masculino e feminino. Como principais resultados desportivos, apresenta um currículo considerável, nomeadamente no que se refere ao futebol feminino, sendo que, na vertente cultural, tem procurado preservar a identidade e a cultura locais, de que é exemplo o restauro da embarcação típica de Fonte Boa – o canote – que tem participado em vários encontros de embarcações tradicionais.

A União Desportiva de Vila Chã será igualmente galardoada com a Medalha de Mérito Desportivo, dado que, ao longo de 31 anos, tem tido um papel determinante na promoção desportiva da freguesia, em particular, e do concelho, em geral. Esta associação tem formado centenas de jovens em várias modalidades desportivas, com especial destaque para o futebol, sendo de realçar o enorme esforço realizado na criação de excelentes condições para a prática desportiva, nomeadamente com a construção de um novo estádio.