A Câmara Municipal de Esposende adjudicou, em reunião do executivo, a empreitada de construção do Centro Escolar de Forjães, que corresponde a um investimento de cerca de 2,2 milhões de euros.

O equipamento, que integrará as valências de 1.º Ciclo e Jardim–de–infância, vai nascer junto às instalações da existente Escola Básica Integrada (EBI), num terreno localizado a norte deste estabelecimento de ensino, que a Autarquia havia adquirido, em 2006, por 275 mil euros.

Trata–se de uma construção de raiz, com capacidade para albergar 145 alunos do 1.º Ciclo e 90 crianças da Educação Pré–escolar.

Relativamente ao 1.º Ciclo, o projecto contempla 8 salas de aula, 2 salas de actividades artísticas, sala de experiências, sala de ensino especial e sala de professores, bem como instalações sanitárias e balneários. O Ensino Pré–Escolar disporá de 5 salas de actividades, 2 salas sócio–educativas, sala de professores, instalações sanitárias e balneários.

Como espaços comuns, o projecto contempla biblioteca, sala polivalente, refeitório com copa, recreio coberto, campo de jogos polivalente, além das áreas administrativas.

A obra tem um prazo de execução de dois anos e é financiada a 80% pelo Programa Operacional da Região Norte — ON2, ao abrigo do regulamento Requalificação da Rede Escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico.