28 de Agosto – Largo Rodrigues Sampaio

O Largo Rodrigues Sampaio, em Esposende, vai acolher, no próximo domingo, dia 28 de Agosto, mais uma Feira de Artesanato, na qual vai estar em destaque o artesão esposendense Celestino Ferreira da Silva.
 

Natural da freguesia de Gandra, mas a residir em Curvos, Celestino Silva, de 64 anos, dedica-se à confecção de trabalhos de madeira. Iniciou a sua carreira nas artes manuais, após a reforma, quando decidiu avançar com a execução de peças em gesso, contudo, mais tarde, optou pelos trabalhos em madeira, uma vez que este material já o fascinava desde novo, quando desejava ser marceneiro.

O seu primeiro trabalho em madeira foi a execução das 15 igrejas paroquiais do concelho de Esposende, depois surgiram outras peças, como a fachada do Mosteiro da Batalha, trabalho executado em cerca de 310 horas.
 

Todo o seu artesanato em madeira está conectado com a arte sacra, sendo que todas as peças têm acoplado um presépio dado o seu gosto pessoal pelos mesmos, assim como o mundo rural, com carros de bois, lagaretas, noras, moinhos.
 

No espólio deste artesão, pode-se ainda encontrar muitos trabalhos com inspiração no século XVII, tais como miniaturas representando a porta do convento da Madrededeus em Lisboa, uma prensa pombalina e pequenas peças de mobiliário.
 

Actualmente, Celestino Silva está a executar a Catedral de Nossa Senhora de Fátima – em redor estão representadas as 18 sés das capitais de distrito –, uma peça do imaginário deste artesão composta por 59 vitrais, representando desde o nascimento de Cristo até à ressurreição, passando pela via sacra.

Como habitualmente, a Feira de Artesanato ocorre no último domingo de cada mês, no Largo Rodrigues Sampaio, em Esposende, entre as 10h00 e as 19h00.
 

Através da realização deste certame, a Autarquia visa valorizar o artesanato e promover os valores patrimoniais culturais e turísticos do concelho e das regiões do país em geral, conferindo também maior dinâmica e animação à cidade.
Anúncios