Esposende vai ser o ponto de partida de uma peregrinação de Romeiros da ilha de S. Miguel, dos Açores, pelo Caminho Português de Santiago, pela costa, que se inicia no próximo sábado, dia 17, com chegada prevista a Santiago de Compostela no dia 24 de Setembro.

Esta iniciativa reveste-se de particular interesse e singularidade, além de ser a primeira vez que os Romeiros dos Açores vão fazer a peregrinação pelo Caminho de Santiago, irão faze-lo, mantendo toda a tradição do Romeiro, nomeadamente o xaile e o ritual inerente, numa sobreposição de tradições.
A recepção aos cerca de duas dezenas de Romeiros, pela Câmara Municipal de Esposende, terá lugar, no dia 17, pelas 16h00, no Museu Municipal, iniciando-se a peregrinação nesse mesmo dia, numa curta etapa, até ao Albergue de Marinhas, onde pernoitarão.

No dia 18, domingo, iniciam a peregrinação bem cedo, de forma a estarem às 7h30, na Igreja de Castelo do Neiva, onde participarão na Missa dominical, como é tradição dos Romeiros.

Refira-se que os Romeiros serão apoiados pela Via Veteris – Associação Jacobeia de Esposende, na definição de etapas, estabelecimento de contactos e angariação de alguns meios para a logística de transportes.

De salientar que o Caminho Português de Santiago pela costa tem vindo a registar cada vez maior número de peregrinos, o que atesta a importância e relevo deste percurso.
Anúncios