17 de Setembro, 21h30 – junto à Igreja Paroquial
No próximo sábado, 17 de Setembro, a freguesia de Antas vai ser palco de uma Desfolhada e Malhada típica, organizada pela Câmara Municipal de Esposende e Grupo de Cantares e Dançares de S. Paio de Antas, em colaboração com os agrupamentos folclóricos do concelho.
Esta actividade agrícola tradicional está aberta à comunidade em geral e irá realizar-se a partir das 21h30, junto à Igreja Paroquial de Antas, onde, pelas 15h00, decorrerão jogos tradicionais e venda de produtos locais, bem como passeios de burro, com a colaboração da Associação Rio Neiva.

À noite, a saída em cortejo dos elementos dos ranchos participantes marcará o início da iniciativa, ao que se segue, sob cânticos, o “virar do carro”, a desfolhada, na esperança de encontrar o milho-rei, bem como o malho das espigas, uma merenda colectiva e as rusgas ao som das tocatas dos grupos folclóricos.
 

Com o objectivo de preservar os usos e costumes, a cultura popular associada à vida do campo e o espírito de salutar conivência entre os elementos dos ranchos concelhios, a Autarquia, em colaboração com os agrupamentos folclóricos concelhios, organiza, anualmente, esta actividade, em itinerância pelas freguesias do concelho.
 

De notar que o cultivo do milho é uma tradição enraizada nas terras do Minho, sendo uma das actividades colectivas, gratuitas e recíprocas que, outrora, detinham um importante papel social como forma de entreajuda entre famílias.
Anúncios