Município de Esposende aposta na promoção dos “Sabores do Campo”
Em Novembro 20 restaurantes servem gastronomia de Outono
Ao longo de todo o mês de Novembro, os sabores do campo vão estar à mesa de 20 restaurantes do concelho, acompanhados da doçaria de 5 pastelarias locais.
Ciente das dificuldades do sector da restauração e tendo em conta o sucesso da iniciativa “Março com Sabores do Mar”, a Câmara Municipal de Esposende entendeu promover mais um evento gastronómico, com o propósito de combater a sazonalidade e cativar clientes para a restauração e hotelaria, na denominada época baixa. Assim surge a iniciativa “Sabores do Campo: Gastronomia de Outono”, cuja primeira edição foi, esta manhã, apresentada publicamente, em sessão que decorreu no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende.
O Vereador do Turismo da Câmara Municipal de Esposende destacou a importância estratégica do produto gastronomia/vinhos para o desenvolvimento do turismo do concelho, daí a aposta neste evento “para promover a gastronomia e as tradições que marcam a nossa identidade, lhe conferem diferença e genuidade”.
Rui Pereira congratulou-se com o facto de, fruto da iniciativa “Março com Sabores do Mar”, os produtos locais integrarem as sugestões das unidades de restauração, de que são exemplo os queijos e as manteigas, a doçaria e os vinhos verdes da região. A exemplo desde evento, também “o Sabores do Campo é uma importante aposta na qualidade, inovação e excelência do serviço e na arte de bem confeccionar”, referiu o Vereador, adiantando que dos 20 restaurantes aderentes, metade participarão no Concurso Gastronómico associado à iniciativa. Rui Pereira salientou também a participação das pastelarias neste evento, elogiando a fama que granjeiam a nível nacional.
Destacou ainda a parceria da Escola Profissional de Esposende, que se associa através da realização de workshops de cozinha e de pastelaria, e a colaboração da Entidade Regional Turismo Porto e Norte de Portugal na promoção do evento.
Paralelamente à componente gastronómica, a 1.ª edição dos “Sabores do Campo” inclui um programa de animação, que integra, além dos workshops, as Feiras de Velharias e Artesanato, nos dias 6 e 27 de Novembro, respectivamente, e o Magusto-convívio, no dia 20 de Novembro, em S. Lourenço – Vila Chã, para além de várias outras actividades.
Afirmar Esposende como um destino de excelência para os 12 meses do ano é o grande objectivo do Município, afirmou Rui Pereira, assinalando que o Portal http://www.visitesposende.com tem funcionado como um excelente veículo de promoção do concelho, atendendo ao elevado número de acessos que tem vindo a registar nos últimos meses.
Em representação da Entidade Regional Turismo Porto e Norte de Portal, o Vice-Presidente Júlio Meirinhos felicitou a Câmara Municipal por esta iniciativa, apontando-a como “oportuna, estratégica e ideal” para combater a sazonalidade e equilibrar a área da restauração. “É uma forma muito simpática e inteligente de cativar pessoas e de as trazer aqui”, afirmou, considerando que a gastronomia/vinhos é um segmento estratégico que faz movimentar muita gente, como o comprovam os estudos sobre o perfil do turista nacional.
Júlio Meirinhos manifestou total confiança no sucesso da iniciativa e manifestou inteira disponibilidade da Entidade Regional para promover o evento, fazendo votos de que a próxima edição possa contar com outros veículos de divulgação, nomeadamente as lojas interactivas em rede, quer em Portugal, quer na Galiza, em Espanha.
Por sua vez, Sandra Amorim, manifestou a satisfação da Escola Profissional de Esposende em associar-se a mais esta iniciativa gastronómica do Município, que “assume particular importância” porque, tal como o “Março com Sabores do Mar”, vai permitir dar visibilidade ao trabalho desenvolvido naquele estabelecimento de ensino profissional, através do Curso Técnico de Restauração, nas variantes de cozinha e de mesa. 
Anúncios