Apresentada monografia da freguesia de Gandra da autoria de Albino Penteado Neiva
O Presidente da Câmara Municipal de Esposende marcou presença na sessão de apresentação da monografia “Gandra – Terra Fértil e Generosa”, da autoria do historiador Albino Penteado Neiva, que decorreu, no dia 30 de Outubro, no Centro Paroquial local.
A obra foi publicada pela Junta de Freguesia e é entendida por João Cepa como da maior importância, na medida em que retrata “aquilo que é de mais valioso numa terra, a sua história, o seu património e as suas gentes”. Para o Autarca trata-se de guardar memórias, por isso apelou aos presentes para que dêem a conhecer às gerações mais novas a história da sua terra.
O Presidente da Autarquia felicitou a Junta de Freguesia pela edição da obra e a Fábrica da Igreja pela colaboração que prestou, saudando ainda, enquanto impulsionadores da publicação, o Padre Cândido Sá, ex-pároco de Gandra, e Fernando Marques, ex-Presidente da Junta de Freguesia. João Cepa deixou ainda uma palavra de apreço ao autor da monografia, por quem nutre “a maior estima, respeito e amizade”, recordando que foi como assessor de Penteado Neiva que iniciou a sua incursão autárquica.
Perante a vasta plateia presente, o Presidente da Câmara Municipal assumiu publicamente que está frontalmente contra a reforma administrativa que o Governo pretende implementar, que implica a extinção das quinze freguesias do concelho, e prometeu lutar contra a medida.

O Presidente da Junta de Freguesia, António Neves, destacou a importância da monografia, enaltecendo o trabalho do autor, bem como a iniciativa dos impulsionadores da obra, afirmando que Gandra é, de facto, uma terra fértil e generosa, como prova a sua história.
A apresentação da monografia coube ao seu autor, Albino Penteado Neiva, que assinalou que “ao longo de quase 2000 mil anos, a história de Gandra caminhou sob o manto carinhoso de S. Martinho”. Referiu que “foi o trabalho possível, uma história nunca se completa” e assinalou que “a História de Portugal é formada pela história de todas as terras do país e este é mais um contributo que eu quero dar para a história do meu concelho e do meu país”.