Centro de Educação Ambiental acolhe Semana da Floresta Autóctone
21 a 26 de Novembro
Com o intuito de assinalar o Dia da Floresta Autóctone, que se comemora a 23 de Novembro, a Câmara Municipal de Esposende e a empresa municipal Esposende Ambiente vão desenvolver um conjunto de actividades direccionadas essencialmente para a comunidade educativa, mas também para a população em geral.
Assim, entre os próximos dias 21 e 26, o Centro de Educação Ambiental será palco de várias acções que pretendem sensibilizar os mais jovens para a importância das espécies autóctones no equilíbrio da floresta e da elevada biodiversidade associada aos espaços florestais, ao nível do concelho de Esposende. Pretende-se, deste modo, potenciar um maior e melhor conhecimento dos ecossistemas florestais e promover a preservação do património natural concelhio.
Para a comunidade educativa, o programa integra a realização de sementeiras de espécies autóctones, a transplantação de carvalhos para o Parque de Merendas do Centro, a preparação de estacas de plantas aromáticas e medicinais, a realização de uma Gincana Florestal e demonstrações práticas do trabalho desenvolvido pela Equipa de Sapadores Florestais.
Paralelamente, e dirigida à comunidade em geral, terá lugar, no dia 25, pelas 18h30, no Centro de Educação Ambiental, a iniciativa “Os segredos das plantas”, uma oficina dedicada ao tema das plantas aromáticas e medicinais, onde, para além da partilha de saberes e informação sobre a temática das plantas com aroma, os interessados poderão também participar numa actividade prática de propagação de plantas. A participação nesta oficina não carece de inscrição prévia.
Já no sábado, dia 26, os interessados poderão participar numa acção de reflorestação da encosta do Monte da Senhora da Guia, na freguesia de Belinho. Trata-se de uma iniciativa que desafia todos os munícipes a dedicarem uma hora à plantação de carvalhos, contribuindo, desta forma, para a preservação da biodiversidade local e para a protecção dos solos contra os processos erosivos. O transporte dos participantes é assegurado pela Autarquia, que disponibiliza um autocarro, com saída das Piscinas Municipais, às 10h30.
Mais informações disponíveis em www.esposendeambiente.pt.