Município de Esposende avança com remodelações de espaços verdes para reduzir custos de manutenção
Face às dificuldades que o país atravessa, que se reflectem também ao nível das autarquias, o Município de Esposende tem vindo a aplicar medidas de contenção, que se estendem agora ao sector de manutenção de espaços verdes.
O objectivo passa pela criação de jardins mais sustentáveis, de modo a reduzir substancialmente os custos associados à água de rega e à mão-de-obra que, actualmente, os espaços verdes exigem.
Dentro das várias medidas a ser implementadas, destacam-se a eliminação de zonas de relvado em rotundas e a substituição de plantas por espécies autóctones, por serem mais rústicas, mais resistentes e com menos necessidades hídricas.
Com estas acções, a Autarquia pretende reduzir cerca de 22% dos custos anuais que tem actualmente com a manutenção dos espaços verdes, e cerca de 50% com a aquisição de novas espécies, uma vez que, na maior parte dos casos, serão utilizadas plantas do Horto Municipal.
Para além da diminuição do consumo em água e da mão-de-obra, pretende-se reduzir substancialmente a aplicação de produtos fitofarmacêuticos, de adubos e de fertilizantes, protegendo, ao mesmo tempo, o meio ambiente e promovendo o aumento da biodiversidade dos espaços verdes.
Anúncios