IV Encontro de Intervenção Precoce de Esposende
10 de Dezembro – Auditório Municipal de Esposende
Subordinado ao tema “Nós Fazemos Parte”, vai realizar-se, no próximo sábado, dia 10 de Dezembro, no Auditório Municipal de Esposende, o IV Encontro de Intervenção Precoce de Esposende, promovido pela Câmara Municipal de Esposende.
A sessão de abertura está marcada para as 9h00, sendo que os trabalhos se iniciam meia hora mais tarde, com o painel “Diferentes contextos, diferentes olhares”, onde intervirão pais e educadores, numa conversa moderada por Manuela Sá.
Às 10h30 inicia-se a conferência “Early Intervention: What kind of collaboration makes the difference?”, com as intervenções de Marilyn Espe-Sherwindt, Directora do Centro Family Child Learning, Ohio – EUA, uma referência internacional na área da Intervenção Precoce, e Ana Serrano, Professora Associada da Universidade do Minho.
Após um breve intervalo, os trabalhos serão retomados ao meio-dia, com a conferência “EMIPE – Uma parceria com êxito”, onde Anabela Alvarenga e Valter Santos darão a conhecer os três anos de trabalho da EMIPE – Equipa Multidisciplinar de Intervenção Precoce de Esposende.
Este Encontro, que se pretende que venha a ser um espaço privilegiado de reflexão e de debate acerca de questões actuais nas práticas de Intervenção Precoce, assinala o fim da parceria estabelecida em 2008, entre o Município de Esposende e a APPACDM de Braga, a Santa Casa da Misericórdia de Esposende, o Hospital de Santa Maior Maior de Barcelos, o Saúde de Esposende, Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes e o Centro Distrital de Segurança Social de Braga, na sequência da implementação do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância.
A EMIPE foi criada com o intuito de dar resposta às famílias com crianças dos 0 aos 6 anos com alterações de desenvolvimento que interferem na participação das actividades da vida diária, congregando num único serviço vários técnicos que, semanalmente, faziam a avaliação, intervenção e encaminhamento das crianças.
Refira-se que o IV Encontro de Intervenção Precoce de Esposende é também apoiado através de uma candidatura apresentada à Fundação Calouste Gulbenkian levada a cabo pela Santa Casa da Misericórdia de Esposende, entidade parceira neste projecto.
Anúncios