Coro de Pequenos Cantores de Esposende realiza ciclo de concertos
O Coro de Pequenos Cantores de Esposende (CPCE) vai dar um concerto na Igreja de Cedofeita, no Porto, amanhã, dia 17, às 21h30. O Coro interpretará obras alusivas ao Natal, de compositores como Fernando Lopes-Graça, John Rutter e de Osvaldo Fernandes (temas especialmente dedicadas ao CPCE), entre outros. Este concerto será acompanhado pelo grande órgão de tubos da Igreja de Cedofeita, contando ainda com a participação de um quarteto de cordas constituído por professores da Escola de Música de Esposende, que se associam, desta forma, ao projecto.
Este é o terceiro concerto de uma série de quatro que o Coro realiza na quadra natalícia, sendo que o primeiro teve lugar, no passado dia 8 de Dezembro, no âmbito das Festas em honra de Nossa Senhora da Conceição e Santa Eulália, em Palmeira de Faro, e encheu por completo o Centro Paroquial. No dia 10 de Dezembro, o CPCCE apresentou-se na Sé Catedral de Braga, no âmbito da 16.ª edição do “Puer Natus”, evento organizado pelo Coro Académico da Universidade do Minho. Neste concerto, os Pequenos Cantores de Esposende tiveram oportunidade de apresentar o resultado do seu trabalho para as várias centenas de pessoas presentes, tendo sido acompanhados por um dos dois grandes órgãos de tubos ibéricos da Sé Catedral.
A encerrar este ciclo de concertos, o Coro actua, no dia 22 de Dezembro, às 21h30, na Igreja Paroquial de Fonte Boa, num concerto onde Agostinho Teixeira intervém através da declamação de poesia alusiva à quadra do Natal.
Para o Coro de Pequenos Cantores de Esposende este ciclo de concertos representa mais uma etapa fundamental do seu crescimento, não só pelas obras que têm vindo a trabalhar e pelo conhecimento de novos compositores, mas também pelo contacto com diversos instrumentistas e conhecimento de espaços emblemáticos para a execução e fruição musical.
Recorde-se que o CPCE resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Esposende e a Escola de Música de Esposende, contando actualmente com cerca de 70 coristas, com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos de idade, de diversas freguesias do concelho.
Anúncios