Esposende comemora Ano Europeu
do Envelhecimento Activo
e da Solidariedade entre Gerações

No âmbito da Rede Social, a Câmara Municipal de Esposende associou–se a um conjunto de entidades do concelho, com o objectivo de assinalar o «Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações», que se comemora em 2012. 

Assim, ao longo do ano, serão desenvolvidas actividades de diversa índole — lúdicas, recreativas, desportivas, musicais, culturais, desportivas, etc – indo de encontro aos objectivos subjacentes às comemorações da efeméride, ou seja, a promoção da vitalidade e dignidade de todos, facilitando uma cultura de en-velhecimento activo baseada numa sociedade para todas as idades. 

Efectivamente, a promoção do envelhecimento activo é uma medida que previne a exclusão social, os estereótipos socioculturais, as dificuldades de adaptação de homens e mulheres mais velhos no mercado de trabalho, encorajando o voluntariado e a participação activa na vida familiar e comunitária, é promover um envelhecimento com dignidade, que exige de todos os agentes sociais envolvimento e trabalho interdisciplinar para dar respostas sociais aos desafios seniores. 


Neste sentido, além da Câmara Municipal, estão envolvidas na dinamização concelhia do “Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações” a ACARF (Associação Cultural, Artística e Recreativa de Forjães), ASCRA (Associação Social, Cultural e Recreativa de Apúlia), CICS (Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro), Centro Social da Juventude Unida de Belinho, Centro Social e Paroquial de Curvos, Centro Social da Juventude Unida de Marinhas, Associação Esposende Solidário, Fundação Lar Santo António, Santa Casa da Misericórdia de Fão, Santa Casa da Misericórdia de Esposende, Cruz Vermelha Portuguesa — Delegação de Marinhas, Esposende 2000, UCC – Centro de Saúde de Esposende, Escola de Música de Esposende e a Academia de Bailado de Esposende. 

O programa comemorativo está já a decorrer, sendo que nos dias 7 e 21 de Março, a Câmara Municipal, em parceria com a Coordenação da Licenciatura de Educação Social Gerontológica, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo – Escola Superior de Educação, promoveu visitas ao Castro e ao Centro Inter-pretativo de S. Lourenço, em Vila Chã, para meia centena de idosos. Estas visitas visam proporcionar uma abordagem inovadora ao património arqueológico, estimulando a memória, a identidade e o sentimento de pertença dos idosos, estabelecendo–se paralelos entre as profissões e os costumes de agora e de outrora. 
Já nos dias 26 e 29 de Março, decorreram dois espectáculos, um de música pela Escola de Música de Esposende e outro de dança pela Academia de Bailado de Esposende, respectivamente, em que estiveram presentes idosos e crianças com vista ao desenvolvimento das relações interpessoais e sociais entre diferentes gerações. 

Serviço de Comunicação e Imagem do Munícipio de Esposende
Anúncios