Câmara Municipal de Esposende

promove Semana da Saúde



Com o intuito de assinalar o Dia Mundial da Saúde, que se comemora a 7 de Abril, a Câmara Municipal de Esposende vai promover a Semana da Saúde, através da realização de um conjunto de actividades, dirigidas quer para a comunidade escolar, quer para o público em geral.


Este evento vai decorrer entre os dias 10 e 13 de Abril, com o desenvolvimento de iniciativas em alguns estabelecimentos de ensino do concelho, na Casa da Juventude, no Auditório Municipal e no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio. Pretende–se sensibilizar para a importância da saúde como um bem a cuidar e para a necessidade de adoptar estilos de vida saudáveis.


Assim, no dia 10, a escola EB 2,3 de Marinhas irá receber o programa “Cuida–te”, um Programa do Instituto Português da Juventude, com diversas entidades parceiras, entre as quais o Instituto da Droga e Toxicodependência, que tem como principal objectivo trabalhar na área da saúde juvenil e na promoção de estilos de vida saudáveis.




No dia 11, na Casa da Juventude, a partir das 15h00, decorrerá o I Encontro de Jovens Promotores da Saúde. Esta iniciativa ocorre no âmbito de um projecto desenvolvido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro nas escolas do concelho, tendo sido constituídos alguns grupos de jovens, apelidados de promotores da saúde, que trabalham nas escolas esta temática e que irão, deste modo, partilhar experiências.


No dia 12, serão desenvolvidas acções de sensibilização relacionadas com a temática dos consumos, nomeadamente o álcool e o tabaco, junto dos alunos das escolas EB 2,3 de Marinhas e António Correia de Oliveira, de Esposende, e EBI de Apúlia.


Dirigida aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho, vai ser apresentada, no dia 13, às 14h30, no Auditório Municipal, a peça de teatro \”O Rei Lambão\”, a qual aborda a alimentação e a actividade física.


“A saúde no mundo dos afectos\” é o tema da palestra, dirigida a pais e encarregados de educação, que terá lugar, também no dia 13, às 21h00, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, onde serão abordados, por técnicos da Liga Portuguesa Contra o Cancro, alguns temas relacionados com os afectos e a sua relação com a saúde. Pretende–se com esta acção promover a consciencialização, através do debate, da importância dos afectos no desenvolvimento saudável das crianças e jovens.


Por outro lado, no âmbito da iniciativa “Saúde em Diálogo”, destinada aos idosos do concelho, no dia 20 de Abril, às 14h30, na Casa da Juventude, realizar–se–á uma sessão de sensibilização sobre “O Medicamento”, abordando, entre outras, questões como os cuidados a ter com o manuseamento da medicação.


Notícia do Serviço de Comunicação e Imagem do Munícipio de Esposende