Centro de Educação Ambiental acolhe Semana da Abelha e do Mel
21 a 26 de Maio
Com o intuito de assinalar o Dia do Apicultor, que se comemora a 22 de Maio, a empresa municipal Esposende Ambiente, em colaboração com o Gabinete Técnico Florestal da Autarquia, vai promover a Semana da Abelha e do Mel, entre os próximos dias 21 e 26 de Maio
A iniciativa compreende um conjunto de actividades direccionadas para a comunidade educativa e para a população em geral e decorrerá no Centro de Educação Ambiental, em Marinhas.
Para a comunidade educativa, o programa integra a realização da Oficina “O segredo das plantas”, a leitura dramatizada da “História da Abelha Inês” e a visualização de um filme animado sobre o mundo das abelhas.
Paralelamente, e dirigida à comunidade em geral, terá lugar, no dia 21, pelas 15h00, a iniciativa “Vamos aprender a fazer: sabonetes de mel”, uma oficina onde serão abordadas as diversas propriedades benéficas do mel e os benefícios decorrentes da sua utilização. Esta acção integra uma demonstração sobre o processo de saponificação e a produção de sabonetes naturais, recorrendo a várias técnicas que envolvem a utilização de diferentes pigmentações e agentes esfoliantes.
Já no dia 22, às 16h30, sob a orientação de Carla Rodrigues, apicultora com uma vasta experiência, irá realizar-se um workshop dirigido aos apicultores, agricultores, floricultores e comunidade em geral. Pretende-se informar sobre os principais problemas que afectam as colmeias e os enxames, bem como disponibilizar informação sobre possíveis soluções e técnicas para mitigação desses mesmos problemas e rentabilização da produção.
O programa prossegue no, dia 24, com a exibição, pelas 14h00, no auditório do Centro de Educação Ambiental, um documentário que retrata um fenómeno que ocorreu nos Estados Unidos da América durante o inverno de 2006 e que levou ao desaparecimento de milhões de abelhas.
No dia 26, a partir das 10h00, decorrerão as Oficinas “Os Segredos das Plantas – As Plantas Aromáticas” e “Saberes e Sabores: A prova do Mel”, no âmbito das quais se pretende abordar de uma forma geral o mundo das plantas aromáticas e medicinais, dando especial destaque às plantas melíferas, revelando as suas propriedades, utilizações e potenciais benefícios para o homem. Seguir-se-á uma prova organoléptica de mel, que pretende destacar e diferenciar as características e propriedades dos diferentes tipos de mel.
No mesmo dia, pelas 15h00, terá lugar a Oficina “Saberes e Sabores – Mel na Culinária”, na qual a Chefe Ilda Costa irá dar a conhecer algumas das possíveis utilizações no mel ao nível da culinária e mostrar de que forma este produto, extremamente rico em termos de paladar, pode ser utilizado na confecção de diversos pratos. 
A Semana da abelha e do Mel integra um conjunto mais vasto de actividades previstas no âmbito do Plano de Actividades do Centro de Educação Ambiental para este ano lectivo, em que se pretende reforçar a educação e a formação ambiental da população, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável de Esposende.
Mais informações estão disponíveis no site http://www.esposendeambiente.pt.
EAmb – Esposende Ambiente, EMM
Rua da Ribeira – Esposende
Tel: 253 969 380
Fax: 253 969 385