Biblioteca Municipal de Esposende vai assinalar “20 anos de histórias e afectos”
A actual Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, de Esposende, assinala, este mês, 20 anos. Para assinalar a data, a Câmara Municipal preparou um programa de actividades, que, sob o lema “20 anos de histórias e afectos”, decorrerá entre os dias 22 e 25 de Junho, com o objectivo de salientar a importância da biblioteca na comunidade.

Assim, no dia 22, sexta-feira, às 9h30, terá lugar a abertura da Exposição “Manuel de Boaventura: o Povo é mestre de ficcionistas”, que estará patente na Biblioteca Municipal até final do Agosto. Para a noite, às 21h00, está agendado o Encontro com o escritor Manuel António Pina (Prémio Camões) e o jornalista Alberto Serra, com visionamento do documentário sobre o escritor, denominado “Um sítio onde pousar a cabeça”, da autoria de Alberto Serra e realização de Ricardo Espírito Santo.


Como forma também de assinalar o 20.º aniversário, a Biblioteca Municipal vai estar aberta ao público no dia 23, entre as 15h00 e as 20h00, e, no dia 24,das 15h00 às 19h00, respectivamente. Ao longo dos dois dias, alguns estabelecimentos comerciais da cidade associam-se às comemorações, expondo nas montras os trabalhos desenvolvidos pelos alunos das escolas do Agrupamento de Escolas de Marinhas, no âmbito do projecto de promoção da leitura “Florestas de contos, Chapéus de ideias”.



No dia 23, às 16h30, decorrerá a Hora do Conto “Tapete de Histórias”, seguindo-se, às 17h00, uma sessão de poesia e música, com os alunos do Ensino Articulado de Música de Forjães, da Escola de Música de Esposende. Segue-se a tertúlia “Biblioteca, 20 anos de histórias e afectos: a voz dos leitores e dos protagonistas”.

O programa comemorativo prossegue no dia 24, domingo, com a abertura, às 14h00, da Exposição “Castelos de Histórias”, constituída por trabalhos elaborados pelas crianças e pais do jardim-de-infância de Santo António, de Palmeira de Faro, que estará patente na Rua Dr. José M. Oliveira (Rua do Arco) até ao final do dia.
Pelas 16h00, no Auditório da Biblioteca, os pais das crianças do Jardim-de-infância de Santo António, de Palmeira de Faro, apresentarão a Opereta “Nos Castelos de D. Afonso Henriques”.

O programa comemorativo culmina no dia 25, segunda-feira, data em que se assinala  os 20 anos da inauguração, ocorrida em 1992, da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura. Assim, às 10h00, no Auditório da Biblioteca, terá lugar a projecção do filme “Biblioteca, 20 anos de história(s)”, seguida da apresentação “Lip dub” da Biblioteca, protagonizada por alunos da Escola Secundária Henrique Medina . Às 11h30, os alunos do Ensino articulado de Musica de Forjães cantam os Parabéns à Biblioteca.
Já da parte da tarde, realiza-se, a partir das 14h00, no Auditório da Biblioteca, o I Encontro de Bibliotecários do Distrito de Braga e, para os mais pequenos, decorrerá, a partir das 14h30, a Hora do Conto “Livros do coração”.

A Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, enquanto instituição da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, foi inaugurada em 25 de Junho de 1992.

Serviço de Comunicação e Imagem da CME